Alex Bottle
As garrafas de água reutilizáveis são uma mão na roda na hora de malhar ou andar de bicicleta, por exemplo, mas podem ser uma bela dor de cabeça quando a conversa é limpá-las. Como ninguém discute o quanto elas são importantes ecologicamente, já que não são descartadas, dois estúdios de design lançaram propostas interessantes para o problema.
A primeira é a “Clean Bottle”, ou garrafa limpa. Criada pelo ciclista David Mayer, a peça pode ser aberta tanto em cima quanto embaixo, fazendo com que seja fácil retirar os resíduos que usualmente se acumulam na base. Além de ser melhor para limpar, é melhor para secar. E Mayer garante que o sistema de vedação é anti-vazamentos. O cara até parece sincero. Tudo o que ele quer é criar produtos fenomenais que os consumidores amem, com os quais ele possa ajudar causas bacanas e, de quebra, sustentar seu hábito de pedalar. A propósito, 10% do valor das Clean Bottle vão para causas ligadas à ecologia ou ao ciclismo.

Já a segunda ideia é a garrafa Alex, da FastCompanyDesign. De metal, ela vem com um sistema para abrir e fechar no meio, vedado por uma espécie de cinta emborrachada. Em dois tamanhos, o mais bacana é que as partes inferiores e superiores são compatíveis. Assim, é possível combinar peças de uma garrafa maior com a de uma menor e optar por um terceiro tamanho de garrafa – o que ainda permite combinar cores, já que a peça é apresentada em prateado, preto e branco. As cintas embarrachadas têm uma gama de cores maior, chegando aos luminosos amarelo, verde, rosa e azul.

Alex BottleClean BottleClean Bottle

Anúncios