Cozinhar em casa é cada vez mais um exercício de sofisticação, uma doce tarefa na hora de reunir amigos ou fazer um mimo para pessoas especiais. Em cozinhas cada vez mais aconchegantes e funcionais, o que é necessário são os segredos de um bom chef. Nada que The Flavour Thesaurus (A Enciclopédia do Sabor, ainda sem edição em português) não possa ajudar.

A autora, Niki Segnit, pegou 99 ingredientes e os classificou em 16 categorias, como cítricos, verdes e salgados. Dali resultou um diagrama de sabores que ajuda o leitor a navegar pelas famílias relacionadas. Como Niki explica, dá para começar o cardápio com limões e terminá-lo em blue cheese.

O livro é organizado deste jeito, baseado no gráfico de sabores. A autora identifica pares familiares e curiosos, como ovo e coco, ou avelã e alecrim, por exemplo. Combinados, estes elementos simples se transformam em pratos elaborados. E, o melhor, com jeitos simples de preparo.

O livro, da editora Bloomsburry, pode ser encomendado em livrarias no Brasil, mas ainda só em inglês. The Flavour Thesaurus: Pairings, Recipes and Ideas for the Creative Cook (2010).

The Flavour ThesaurusThe Flavour ThesaurusThe Flavour ThesaurusThe Flavour Thesaurus


Anúncios