O hotel FriendHouse, na cidade ucraniana de nome complicado Dnepropertrovsk, resolveu descomplicar na hora de proteger o ambiente e fez dos seus 1.750 metros quadrados uma área em total harmonia com a natureza. Os prédios, todos de apenas um andar, são construídos em argila, junco, madeira e pedra.

O complexo de 3 hectares, às margens do Rio Orel e a 30 quilômetros do centro de Dnepropertrovsk – a terceira cidade em população da Ucrânia -, reúne ainda jardins, parques e até um pomar de maçãs, uma referência fofa a uma crença local de que os bons fazendeiros da região deveriam convidar as pessoas para colheitas duas vezes ao ano.

O time de arquitetos, liderado por Yuriy Ryntovt, tem ainda Aleksey Bojko e Alan Kravchenko. O trio quis criar uma intercomunicação com a floresta e o rio, numa simbiose com o local. A iluminação busca preservar a luz natural.

Dentro, os móveis também são em madeira, dos bancos às pias. Todo este cuidado se revelou ainda em ambientes de linhas clean e sóbrias, em cores que não fogem de tons de bege e cinza. A sensação é que é até possível brincar de hobbit, se sentindo numa casa hobbit – as simpáticas criaturas criadas por J.R.R. Tokien em obras como O Hobbit e O Senhor dos Aneis.

Hotel FriendHouseHotel FriendHouseHotel FriendHouseHotel FriendHouseHotel FriendHouse

Fonte e imagens: LS:N Global

Anúncios